quarta-feira, 15 de abril de 2009

Agora vai ser dificil escolher em que shopping ir!

Salvador vai ganhar vai ganhar nos próximos dias mais um novo complexo de compras, o Shopping Paralela. Sua inauguração prevista para o aniversário de 460 anos da capital baiana, dia 29 de março, teve que ser adiada para o dia 28 de abril por conta da greve da construção civil que ocorreu no início do mês de março. Trata-se de um shopping center direcionado para as classes mais abastadas da população soteropolitana, haja vista sua localização: na Avenida Paralela, adjunto de condomínios da classe AAA como o Alpha Ville e o Le Parc. Contará com 40mil m² de Área Bruta Locável (ABL) incluídas mais de 350 lojas, 4 lojas-âncoras, 6 salas de cinema multiplex, 9 lojas-megastores, fast food, restaurantes e mais de 2.400 vagas de estacionamento.
Sua inauguração em meio a crise do sistema capitalista, denota a atual situação da capital baiana face a crise,isto é, relativamente estável aos investimentos sob o prisma dos capitais privados e comparado à situação de outra grandes cidades brasileiras, posto que os investimentos e projetos até agora não foram abandonados e seguem em andamento. Um exemplo disso é a construção e ampliação de vários shoppings centers, talvez este seja o momento em que definitivamente passará para o mesmo nível de outras metrópoles brasileiras no que diz respeito à grandes centros de compras.


Shopping Paralela

A construtura Andrade Mendonça já iniciou as obras próximo ao sistema viário 2 de julho onde erguerá o segundo shopping na cidade administrado pelo grupo JCPM. De grande importância para a região norte da cidade,com de 41 mil m2 ABL, este shopping vai ficar praticamente colado ao acesso ao aeroporto internacional e vai impulsionar bastante o desenvolvimento da rodovia Cia-Aeroporto, que devido ao já visível inchaço da Avenida Paralela consiste em uma das possíveis e talvez única área de crescimento de Salvador na próxima década. A meu ver este shopping não será tão luxuoso quanto o seu irmão Salvador Shopping, deverá contemplar às populações de Mussurunga, São Cristovão, Itapoã, Lauro de Freitas, Simões Filho e talvez até Camaçari.

Salvador Norte Shopping

Foi lançado ainda no ano passado o Shopping Bela Vista (53mil m² ABL), que mudará completamente o visual urbano de Pernambués, Rótula do Abacaxi e adjacências. Principalmente porque naquela região da cidade está prevista a tão esperada conclusão do metrô e o tão sonhado complexo de viadutos da Rótula do Abacaxi que fará parte da Via Expressa Baía de Todos os Santos. O Shopping Bela vista fará parte do novo bairro que será construído ali, o Horto Bela Vista, empreendido pela incorporadora JHSF, também será destinado à classe AAA.


Shopping Bela Vista

Além disso, tem o Aeroclube que está em reforma já faz largos anos, talvez agora saia do papel, pois o IBAMA perdeu para o Estado a disputa na conservação de áreas ambientais. Hoje o terreno é administrado pela instância ao qual ele está vinculado, no âmbito estadual o CRA e no municipal, a secretaria de meio ambiente. O Aeroclube, que é da mesma administração do Iguatemi, vai ganhar Riachuelo, Marisa e Centauro. Por fim, tem o projeto da Aliansce para um shopping na Estrada do Coco e ainda tem o shopping da Fonte Nova (que vai ter 23mil m² ABL).


Aeroclube Plaza Show

Além disso, o Iguatemi que em dezembro inaugurou sua oitava ampliação receberá três âncoras (Outback, Casa e Vídeo, Leader Magazine) e posteriormente ganhará um hotel, um edifício empresarial, nova fachada e mais lojas, ultrapassando a marca de 600 lojas, permanecendo ainda como o maior shopping soteropolitano.

Shopping Iguatemi



Shopping Barra (futura ampliação)

Já existem projetos também para ampliação do Shopping Barra (hoje com 36mil m² ABL), que vai ganhar um novo complexo de cinemas e mais 64 lojas, e um projeto para ampliação e modernização do Shopping Itaigara. Salvador está deixando de ser deficiente em relação a shoppings centers, porque até tempos atrás a cidade estava muito carente nesse quesito. Espero que todas as obras prometidas pela prefeitura e pelo Estado sejam cumpridas, para que Salvador cresça gerando emprego e distribuição de renda.

RANKING DOS MAIORES SHOPPINGS BAIANOS EM ESCALA NACIONAL
25º - 53.807 m² (ABL) - Shopping Iguatemi - Salvador, BA
27º - 53.100 m² (ABL) - Salvador Shopping - Salvador, BA
46º - 40.000 m² (ABL) - Shopping Center Paralela - Salvador, BA
54º - 38.088 m² (ABL) - Shopping Barra – Salvador, BA
Fonte da Tabela: Wikipédia

Marcadores: ,

5 Comentários:

Blogger Lucas Santana disse...

Mas o Iguati vai ser sempre o Iguati! XD

Que bom que Salvador tá crescendo... Agora vamos ter mais xópis pra visitar! ^^

E os Shoppings Piedade, Center Lapa, Ponto Alto, vão continuar na mesma? :(

16 de abril de 2009 às 10:40  
Blogger Raffael disse...

Bem, sobre estes shoppings não tenho nenhuma novidade, o meu único sonho era que o Lapa e o Piedade se juntassem.... agora o Ponto Alto??? no coments!!!

18 de abril de 2009 às 21:07  
Blogger Lucas Santana disse...

SHUAHSUAHSUAHUSHAUHSHAUHSUAHS

Que preconceito é esse? packpackpack

Apesar de não conseguir imaginar nos finalmentes, não seria uma má idéia a junção do Center Lapa com o Piedade.

22 de abril de 2009 às 00:16  
Anonymous Anônimo disse...

Rafa, gostei da reportagem, super interessante, imaginei que o Salvador Shopping fosse hoje o maior Shopping de Salvador, mas ..... Por outro lado, vemos que a crise que sola o mercado internacional e que rendeu milhares de demissões (inclusive a minha) aqui no Brasil, não assusta o comércio, muito pelo contrário os investimentos são visivéis e devemos aprovetá-los como fonte de renda para conquistar o tão sonhado emprego. Valeu seu blog está super interessante, bjs Shil

22 de abril de 2009 às 12:36  
Blogger Raffael disse...

Valeu Shil, a crise só arrebenta a lado mais fraco da corrente.... mas pelo que ouvi dizer a situação na Europa e nos EUA esá macabra, nós estamos só nos respingo da enxurrada da crise...

Abraçoss

23 de abril de 2009 às 14:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial