sexta-feira, 10 de abril de 2009

Porque tudo muda...

Porque tudo muda... é a frase que me encorajou a criar o blog, pode parecer um pouco tarde para dar explicações sobre a natureza desta página na internet, mas o que aconteceu foi que não analisei muito os meus objetivos antes de criar este blog. Passado mais de quinze dias da criação do mesmo, refleti meu verdadeiro objetivo a partir da frase supracitada: eu quero ser clarividente de que nada está imóvel na natureza, tudo muda!

O primeiro defensor desta lei de eterna mudança foi Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático muito conhecido no senso comum pela sua célebre frase – “Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”. Heráclito sempre procurou demonstrar a todos que nada está imóvel e que a única coisa que se pode conceber como imutável é a permanente mutabilidade de todas as coisas.

E foi influenciado nessa filosofia heraclitiana que me propus a reservar este espaço para escrever sobre aquelas coisas que me aprazem e que estão sempre na mutabilidade permanente, principalmente História, Filosofia e Urbanismo. Comecei a escarafunchar a internet em busca de alguma imagem que bem ilustrasse meu desígnio para que eu pudesse elaborar um banner de acordo a frase originária do blog e descobri numa tela de Maurits Cornelis Escher, intitulada Mãos escrevendo-se, todos os meus pensamentos ali retratados.


Agora vos explico minh
a interpretação acerca desta obra instigante: as mãos que se escrevem simbolizam a contínua formação que o homem dá a si mesmo e ao mundo. Como Friedrich Engels afirmou em sua obra Sobre o papel do trabalho na transformação do homem em macaco - as mãos ao mesmo tempo foram fundamentais para o aperfeiçoamento da atividade humana e resultado do trabalho realizado, isto é, o homem que realiza o trabalho, também é formado por este. Desta forma, tudo passa pelo viés da constante transformação das coisas, inclusive o próprio homem, que é constantemente ressignificado, sendo o principal agente modelador do mundo em que vive.

Marcadores: ,

1 Comentários:

Blogger Lucas Santana disse...

Namoral, viu?! Aprendeu direitinho tudo que eu ensinei! kkkkkkkk

Pois, muito interessante, tanto a imagem escolhida para o banner (e seu significado) quanto o título do blog (e a sua finalidade).

Fica aqui os meus "Parabéns" pelo blog! Desejo que ele sempre prospere! o/

10 de abril de 2009 às 22:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial